holos (grego) = todo; inteiro; conjunto
conhecidas como tratamento alternativo,
cada uma utiliza-se de ferramentas que analisam o paciente na sua totalidade - abordando os aspectos físicos, mentais, emocionais e espirituais.
O que para nós, do Ocidente, é dito como alternativo, a maioria dessas práticas aplicam ensinamentos da medicina milenar oriental, como a Chinesa e a Indiana (Ayurveda). Há uma base sólida em seus conhecimentos, valiosos para integrar na compreensão do nosso Ser, juntamente com a medicina ocidental - convencional ou alopática.
Quando focamos apenas em resultados de exames, sintomas das doenças e recebemos medicamentos no único objetivo de anestesiar as dores, negligenciamos a causa raiz da patologia - muitas vezes vinculada aos aspectos psíquicos e emocionais. E, então, o combate paliativo traz uma melhora passageira e a doença reaparece ou outras mais graves afetam a pessoa.
(percebendo a dinâmica energética e sistêmica, pode ser que pessoas próximas ou seus animais de estimação apresentem enfermidades para chamar sua atenção para algo - isso ficará para outro post)
Frases como: "você é o que come"; "o corpo fala"; "o outro é seu espelho"; "seu interior é um universo", ressoam num tanto quando vamos além da compreensão da linguagem literal.
É fundamental o constante estudo de como nosso organismo físico responde a tudo que nos submetemos. Quais hormônios ativam e inibem em determinados momentos, quais células de defesa existem, como cada microrganismo pode nos afetar e muitas outras pesquisas. Mas, há algo maior e tão sutil que devemos considerar; envolve o poder dos nossos pensamentos, principalmente a influência energética!
Atraímos tudo por afinidade e pela frequência de quaisquer aberturas conforme nossas crenças.
Assim, eu vejo que nenhuma é superior ou substituta da outra. São complementares. Cada uma seguindo com seus avanços que agregam também para o autoconhecimento do ser existente que somos.
Há inúmeras práticas sendo difundidas no mundo, ainda mais com toda essa transição planetária que estamos passando. Algumas já recebem suas variantes, o modo como são aplicadas e vistas por cada terapeuta. Independente da vertente, é importante que você mesmo avalie (sinta) primeiro sua confiança para com o mediador que irá auxiliar no trabalho de acessar as profundezas que mexem com seu íntimo. E ter em mente na sua própria responsabilidade e total autonomia de se comprometer consigo mesma nesse seu processo. (Eu, fermanabe, acho importante alguns termos, como memória celular, neuroplasticidade e alquimia. Cada um, dei atenção pela primeira vez quando escutei através da Mônica de Medeiros, da Cris Santos e da Lorie Ladd, respectivamente)
Eu tinha a intenção de mencionar algumas práticas holísticas, mas como existem muuuitas, e eu também não conheço todas, vou recomendar uma música que cita algumas delas (todas maravilhosas). Deixo o interesse para buscarem aquela que mais lhe conecta e também a disponibilidade para trocarmos ideias.
Grande abraço de luz e amor.
Fique bem!
-fermanabe
Comments