Outra técnica holística incrível para mim.
No mesmo dia em que fui conhecer a Constelação Familiar, tinha um grupo de pessoas super animadas, com brilho nos olhos, falando sobre a energia da cura pela mãos.
Com isso, vou explanar um pouco mais o que eu aprendi com essa prática tão presente nos dias atuais.
➶ adendo: não sou mestre em Reiki e nem vou aprofundar sobre a técnica nesse post, mas estava esperando o momento certo para poder falar algo a respeito desde que fui apresentada a ela. E, finalmente, realizei a iniciação no último domingo, 04/07/2021.
Palavra de origem japonesa, que significa Energia Vital Universal. A técnica foi canalizada por Mikao Usui e difundida a partir de 1922, apesar de ser um conhecimento milenar.
REI – Vida universal ou sabedoria espiritual. Essência energética cósmica que permeia tudo.
KI – Energia vital individual. Está presente e fluindo em todos os organismos vivos.
Possui 7 símbolos sagrados que funcionam como chave para acessar certos padrões de energia.
O curso possui 3 níveis, sendo que o último pode ser dividido em duas partes - avançado e mestrado. Conhecer a técnica por meio de leituras e ser atendida alguma vez na vida é diferente de atuar como um canal para aplicar essa energia de cura. Por isso, a iniciação é um processo que deve realizado por um Mestre em Reiki habilitado.
Agora, um pouco do meu processo de assimilação - já que estamos num blog pessoal🤭
Desde pequena, escuto relatos e já passei pela ação de receber a energia de cura com a imposição de mãos por conta da religião* dos meus avôs. Recebia passe e minha avó era vizinha de uma benzedeira. Então, achava tudo isso natural. E aí, quando aquelas pessoas falaram do Reiki, nem liguei muito...não por desacreditar na técnica, mas pela ênfase na palavra ✧cura✧. Me parecia que focavam em dizer que resolvia muitos problemas, ainda mais os de saúde, e que pode até escapar da morte. Outros rebateram: "ah, não sei não se isso funciona. Não senti nada. Nem ajudou. Fulano morreu." Acho que apenas não tinha encarado essa discussão como algo tão especial assim para levar adiante...
Bom, claro que tudo isso é possível e existem sim casos em que há cura total dos enfermos. Talvez, alguns depositam tantos "milagres" nisso que, quando não acontece o que/como queriam, pode ser que fiquem desiludidos. A questão é que muitos possuem a crença de que as doenças e a morte são inteiramente ruins - elas podem abalar nosso emocional e afetar nosso íntimo, mas não quer dizer que devem ser evitadas a todo custo. Também são mensageiras do nosso modo de viver. Por isso, o desapego é indicado. E o entendimento de que, talvez, fossem o "medicamento" certo para a pessoa; tamanho o conflito que ela vivia.
* Tenrikyo (eles chamam a prece de o-Sazuke). Sei que existem outras práticas como o Johrei (da Igreja Messiânica) e o Okyome (da Mahikari). Há também o Passe (em centros espíritas e terreiros).
EI! Calma ae: O Reiki não está atrelado a nenhuma instituição religiosa. E é uma energia cósmica inteligente, de Amor, que atua onde é necessária em nossos corpos. Também conhecida por outros nomes como Prana; Chi; Mana...
Depois disso, o episódio mais próximo que me lembro foi enquanto estava zapeando (antiga essa, né? quando percebi, já tinha escrito). Enfim, parei em Magic Mike - eu até queria assistir tudo, mas até hoje não vi mais que a cena que chamou minha atenção: Matt Bomer🌞- a personagem dele queria aplicar Reiki no amigo acamado, mas apareceram outros amigos correndo pra fugirem do hospital e debocharam do seu papo de energia). Na verdade, isso foi um ponto forte para eu ignorar sobre o que era "a tal técnica que tava virando modinha".
E aí...pois é. Não sei depois de quanto tempo, minha mãe comentou que fez uma sessão de Reiki. Conversamos sobre e eu fiquei mais interessada. Acho que foi em uma época em eu que estava desconectada com o lado espiritual na minha vida. Até comecei a ler mais um pouco a respeito, mas não quis experimentar ainda.
O Universo é tão certeiro que "do nada" me aproximou de um ser de Luz incrível. Desde 2014, sempre nos víamos em festas e reuniões sociais através de outras amigas tão especiais quanto, e era isso. 😅 Foi só depois de 2017 que tivemos a oportunidade de partilhar interesses maiores que não tínhamos costume de falar para os outros, como vida cósmica. E a conexão foi tão espontânea e fluida que minha admiração e carinho pelo Rafa (@eurafaeleduardo) só aumentaram! Entre tantos assuntos, ele mencionou que podia aplicar Reiki. E como ajudou quando enviou à distância para a Meg!! Foi a primeira vez que ouvi na aplicação em bichinhos (depois de alguns meses, no curso Conexão com os Animais, tinham algumas colegas da turma que aplicavam também).
Então, começou a ser mais frequente escutar esse assunto. Minha mãe também já tinha mais acesso ao conhecimento. Até que foi inevitável...foi praticamente um pedido de socorro quando fui procurar o Júnior. Cada sessão era um aprendizado incrível! Como era bom conhecer e acolher uma parte de mim e ainda permanecer num estado de relaxamento e equilíbrio.
Eu sabia (sentia) que algo estava para fluir a partir desses contatos. Só que uma outra conexão ainda era necessária - que eu sei que o Universo fez acontecer, porque eu mantive a resistência MUITO alta...e, no final do ano passado, recordei de um recado dado em julho de 2019. Até anotei no meu bloquinho: "(...) A não ser que eu queira passar em outro curso, eles estarão para me apoiar também. Ah! Os anjos também informaram para seguir a orientação de dois professores - quem? -, os que eu tiver mais afinidade. Pensei no Sid, e aí disseram que vai vir mais uma. Não tem uma no cursinho...estarei atenta." 1 ano e cinco meses. Acho que demorei um pouco pra prestar atenção 🤷♀️
Com muita honra e gratidão, tive várias que me conectei demais e continuo seguindo no aprendizado. Fernanda Pimenta, Cris Santos, Mônica de Medeiros e Cris Oshiro. E, essa última, é a quem me referia 🤭 talvez, a resistência era pelo medo da mudança, do crescer e de Ser. Que bom que tudo já está seguindo seu fluxo de ordem e prosperidade.
Obrigada, Mestres Cris Oshiro e Júnior Alfonso.
Grande abraço de luz e amor.
Fique bem!
-fermanabe
Querida Fer! Sem palavras diante dessa expressão do que representa o Reiki. Que essa Luz se faça presente a guiar sua jornada sempre. Gratidão por nossos caminhos terem se cruzado. Grande abraço, Cris Oshiro e Júnior Alfonso
aah! Hoje, lembrei de um filme nacional!! No final do ano passado, viajei com a minha prima para encararmos aquela maratona de vestibulares, achamos o filme passando já no meio. Chama-se "A Menina Índigo". Muito lindo! Ele mostra como essa sabedoria de cura já é natural para alguns desde crianças🥰🥰