Perto de onde moro, fazia muito tempo que não via tantas pessoas em situações precárias e desoladas no meio das ruas. Condições que chegam por vezes a serem assustadoras e tristes; "como posso ajudar?" Não podemos ser imprudentes de aproximar e realizar entregas sem uma estrutura ou uma segurança em primeiro lugar. Não podemos também ser negligentes de não fazer nada. É um outro ser na sua frente, alguém com história, com vida e com potencial para encontrar um meio de vida digno – se assim o desejar e obter auxílio necessário para manter essa motivação.
"Quais órgãos, grupos e instituições contribuir? Por onde e como atuar? Mas, e os meus parentes e conhecidos que também estão precisando? Estou gerando o suficiente para o meu sustento e ter como ser eficiente nesse partilhar?" Esses eram os questionamentos iniciais... e então, chegaram as notícias. Parece que exigiu mais rapidez e prontidão da minha parte. Como se chacoalhasse e falasse “ponderação demais, Fernanda, vamos; age.”
O início de maio de 2024 está sendo marcado por uma grande comoção e ações solidárias ao povo gaúcho no sul do Brasil.
Já faz algum tempo que ocorrem as consequências desastrosas das chuvas no Sul. Como disse a terapeuta, @thais.alquimiaemocional, "os elementais da água não possuem livre-arbítrio e estão somente manifestando os pensamentos e sentimentos da massa! Água é purificação! Oremos, Chama Violeta do perdão e da transmutação"
São muitas perdas e abalos para quem vive no estado do Rio Grande do Sul, tanto para quem foi atingido pelas enchentes e inundações quanto para quem assiste às redondezas na linha de frente. Não condiz somente à empatia, mas também ao elo de compaixão que nos liga como seres humanos capazes de doar e de desejar um mundo melhor para os animais humanos e não-humanos, em meio à natureza viva e às infraestruturas em que se vive a sociedade.
No momento, há pedidos de doação para os itens básicos (água mineral, mantimentos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, barras de proteínas, bolachas, cobertores, roupas). E, alguns grupos já estão fazendo arrecadações para a reestruturação das cidades.
"SOS RIO GRANDE DO SUL"
A chave PIX é CNPJ para o banco Banrisul: 92958800000138
Doações para ações de reestruturação: CNPJ 03983242000130
Banco do Brasil - 001 | Agência 1195-9 | Conta Corrente 600.650-7
Que não seja apenas mais uma onda capciosa que inunda os corações para agirmos em prol do próximo, movidos de caridade e altruísmo. Que sejam marolas de boas ações e intenções. Como pode, com o que está ao seu alcance. Não digo somente de doações materiais – que são, sim, muito importantes para o conforto e a sustentação básica dos seres vivos -, que seja também com boas atitudes e gentileza para com o outro.
As pessoas do meu bairro, do seu bairro, todas as vítimas de outras tragédias e calamidades pelo mundo todo ainda continuam necessitadas de assistência também. Então, que possamos nos nutrir mais dessas virtudes que movam a Humanidade para algo mais construtivo, harmonioso e benevolente. O que parece ser pouco vindo de você, somado a todos, é muito e importante! Seu olhar, seu tempo, suas palavras, seu abraço, uma fração do seu pacote de macarrão, do seu pedaço de sabão, uma garrafa cheia de água potável, uma porcentagem da sua economia. Aos poucos e aos montes, estamos construindo isso. Todos os dias. A cada momento. Não se exija tanto, abraçar o mundo sozinha é impossível. Temos outras mãos estendidas que podem fortalecer essas ações e oferecer apoio.
Aguentem firme, haverá os momentos de vitória e superação.
Muito amor e muita luz,
-fermanabe
Para quem ainda possui recursos e pode abraçar a causa, há campanhas a longo prazo. Como os cursos do @transmissao108x e da @tendadas13luas, cujas vendas serão convertidas para a reconstrução do RS (link: https://www.instagram.com/reel/C6tCeXiq1fA/?igsh=ajRrZnhkYmliZG1y). E a parceria da @nathaliaarcuri com @nulheresemconstrucao_oficial: