A prova (ou as provas) como porta de entrada para o curso da tão sonhada profissão.
A decisão para a vida toda!
Calma lá, criatura ansiosa.
6 anos de curso pré-vestibular. Por opção e privilégio de ter pessoas para confiarem e investirem em meus estudos. (tá, tem todos os meus complexos de crenças limitantes. inferioridade, autossabotagem, certo comodismo... mas isso fica pra outro texto ou já tem alguns escritos nas entrelinhas). É como meu pai dizia, já tenho formação de cursinho 🤓🤙
Meus pais nunca me desmotivaram para desistir de cursar uma faculdade pública de medicina. Acreditavam até mais que eu mesma nessa capacidade de realizar tal sonho. Outros familiares, amigos e desconhecidos também viam tal potencial e, por isso, eu persistia mais ainda nesse diploma e status de auxiliar na cura do próximo.
Sinceramente, eu sempre soube que qualquer profissão tem essa capacidade - o sorriso e a boa atenção de uma atendente já curam muito a dor do próximo que foi consumir o serviço do local -, mas a minha questão era o apego ao ideal de que poderia impactar bem mais atuando (e mudando) dentro da medicina ocidental convencional. E a minha ignorância de deixar os outros cursos para depois ou não correr atrás o suficiente para como obter outras formações.
Posso também dizer que sempre tive ótimos professores e melhor suporte no meu aprendizado, inclusive de conteúdo escolar. Meu raciocínio e minha memorização eram ferramentas de se admirar (por mim), até que abri mão e não conseguia mais recuperar tão bem o que foi desenvolvido desde pequena. Meu próprio abandono e descuido da minha mente-corpo faziam eu me esquecer automaticamente de comemorar minhas pequenas alegrias de viver e até de sonhos para realizar.
Algumas dicas importantes que tenho são para se hidratarem, fazerem o intervalo do banho de Sol, respirarem melhor e se conhecerem. Descobrir atividades que gostem e ter uma boa relação de convívio com suas escolhas (inteligência emocional).
Foi em 2019 que tive algumas viradas finais de chave para iniciar novos movimentos (mais coerentes comigo mesma). Mais uma vez, falhei. No vestibular e na minha rotina descompensada. Perguntaram se eu queria tentar novamente; uma das certezas era que eu queria estudar por conta própria. É nessas certezas que eu sempre descubro que não é bem assim que o jogo funciona. Depois de algumas semanas, meus padrinhos falaram de um curso preparatório com um professor sério, rígido e focado no ensino individualizado do estudante. Tinha até uma entrevista antes de fazer a matrícula. Claro que eu não queria, já estava saturada de ambiente de cursinho. Mas, minha mãe sugeriu só conhecer, de coração aberto, que talvez eu estaria perdendo alguma oportunidade. (adivinhem.... um pouco revoltada por dentro e - depois soube - com uma cara fechada também, fui)
Aí eu conheci o Sidney Yassuda. 🤡 brincadeiraaaaa! Louquinho que só, mas são essas pessoas que eu tenho afinidade mesmo 🤪 fora essa verdade haha foi o Sid quem tinha as ferramentas e as conversas certas para eu resgatar minha autoconfiança e disciplina para encarar os meus desafios. Além dele, conheci no INSTY pessoas maravilhosas que acrescentaram muito no meu processo.
Lá, fazíamos simulado toda semana. E, não era incomum eu tirar alguma dúvida ou só reclamar que "eu fiz assim, mas mudei a resposta. O outro jeito tava certo! AAAAARGH!!!!"
Após uma conversa com o Sid, fui correndo para o celular digitar as ideias que ele passou para me acalmar e reconfortar para enfrentar um vestibular de inverno
Anotação retirada do dia 30/07/2019
Título: Assimilando as informações
"Não precisa provar nada pra ninguém. Só fazer as coisas com o coração 💚
Faça tranquila. Respira.
Respire profundamente, umas três vezes, e concentre-se apenas na prova.
Encostar as costas na cadeira. Alongar.
Quando o cérebro domina, fazemos as coisas inconscientemente. Você mesma tem de tomar as rédeas. Estar presente e consciente.
Na hora da prova, não deixar que venham cobranças e comparações do passado. Apenas resgatar o conhecimento e o conteúdo que vá resolver a questão.
Confiança.
Tudo é um aprendizado. Damos um passo com o pé esquerdo e outro com o direito. Damos um passo de cada vez antes de correr.
Tudo tem seu tempo. Tempo é relativo.
'O sucesso vem para os esforçados e dedicados'.
Podemos comandar o cérebro com a nossa postura. Tranquilizar e focar. Temos de nos preocupar, mas não deixar que venha a preocupação em demasia; isso vai atrapalhar.
O conhecimento não é linear. Sempre dá pra associar e ligar os conteúdos."
Bom, o que eu tenho para acrescentar é que essas provas definem o seu acesso à universidade e algum destino sim. O primeiro passo para seu sucesso acadêmico. Mas não totalmente você. A formação acadêmica muda vidas e pode melhorar a sua e das pessoas ao redor, só que essas transformações não dependem unicamente dessa APROVAÇÃO. E, esse curso não precisa ser necessariamente algo sólido para a vida toda. Você pode encontrar ou criar variantes. Você aprende e atua com o que tem de melhor e avança. Com outros conhecimentos e outras inovações no mundo, ao seu modo. (aqui vai meu apelo: por favor, também que seja algo bom para o coletivo).
Esse lance da postura é aquela que traz serenidade para você, sem desleixar a ponto de esquecer que está numa prova. De preferência, coluna ereta. Se observar que está se debruçando demais na mesa, com sono e lendo sem entender ou lembrar da última palavra, é sinal de muita ansiedade e hora de espreguiçar, tomar água, comer algo, andar, fazer xixi e retornar no ponto de foco e tranquilidade.
Na real, eu tive consciência também que algumas vezes já me rendia 🏳 na hora da inscrição. Muitas vezes, por vergonha ou por descrença em mim mesma, preenchia o formulário do vestibular com a derrota aceita❌ Essa é a lei da atração que as pessoas tanto falam. Mas, usada de uma forma densa...com uma vibração negativa. Então, se você sabe que está fazendo o seu melhor e executando da maneira mais leve que pode, confia. Confia em você e no processo, que o melhor também acontece.
Dê umas boas risadas. Viva bem a vida. Boa prova.
Grande abraço de luz e amor.
Fique bem!
-fermanabe
Parabéns Ayumi!
A Felicidade encontra-se dentro de cada um. Passamos por muitas vezes tangenciando a vida toda o fator primordial à nossa existência, o reconhecimento do eu.
O tempo é relativo, o pensamento é relativo, a crença é relativa, a paz deve ser exata.
Acredite sempre em você!
Eu sempre acredito em você!
Obrigado por tornar minha vida e de outras pessoas mais especial.
Parabéns Ayumi!
Tio Sid te ama muito!